domingo, 3 de março de 2013

Resenha: Do Seu Lado

Título: Do Seu Lado
Original: Do Seu Lado
Autor: Fernanda Saads
Editora: Novo Conceito - Jovem
Páginas: 317
Nota: 10
Skoob


Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu.
Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.



                                          





Para começar essa resenha, devo admitir a vocês que escrevi e reescrevi esse começo várias vezes. Devo admitir também – como acredito que já tenha mencionado em outra resenha – que eu tinha um pé atrás com escritores brasileiros, pelo fato de minhas experiências com alguns desses livros – nacionais - não haverem sido muito boas.

Esse foi um livro que eu enrolei um pouco para ler, estava deixando para um momento em que eu necessitasse de um pouco de romance literário no meu dia-a-dia. Posso acrescentar que se soubesse como seria, teria lido antes.

A protagonista é Sarah, que vive uma vida complicada. Passou anos tentando esquecer seu ex-namorado, com o apoio de uma terapeuta e de seu melhor amigo, Igor – que logo de cara percebemos que é apaixonado por ela, porém, não correspondido -.

A vida de Sarah vira de pernas pro ar quando ela reencontra esse ex-namorado, Bruno, e a partir daí a estória dela vira uma loucura.

O livro fala sobre o amor de forma muito bonita e especial. Sarah descobre que nunca havia amado – e tudo aquilo que idealizava e tinha como conceito sobre o amor, estava errado -, logo em seguida ela começa a descobrir o que o verdadeiro e duradouro amor significa – a partir do momento em que ela se encontra amando alguém de verdade -.

Durante a trama, muita coisa acontece, várias surpresas e reviravoltas, o que só deixa a estória mais interessante e a certa altura, muito bonita.

Bom, esse é um daqueles romances que nós sabemos como vai terminar – rsrs sim, bem previsíveis -, mas fala sério, mesmo sabendo como a estória vai terminar, esses livros são muito bons de se ler!

O que eu achei interessante – e muito fofo - nesse livro, foi a forma como a autora falou sobre o amor. Embora não haja uma definição específica para esse sentimento, Fernanda usou uma expressão muito legal para falar sobre ele. Falando sobre a segurança que o amor deve proporcionar para quem está amando, a autora diz o seguinte:



“— É a melhor sensação que alguém pode ter na vida — ela responde. — É como gostar de comer o pão daquela padaria da esquina e saber que eles nunca vão trocar de padeiro.”




Outra coisa muito legal que a autora utilizou em sua obra, foram os acrósticos. Eu fiquei maravilhada, há muito tempo não via um acróstico e não escrevia algum, também – rsrs acho que a última vez que eu fiz, tinha menos de 10 anos – e achei muito fofa e romântica a forma que esse instrumento foi utilizado para incrementar a estória! – tanto que fui inspirada a escrever alguns também! -.

Como eu já disse, esse é um daqueles romances um tanto previsíveis; mas, se você – como eu – sempre topa um romance, então indico muitíssimo esse livro, Fernanda Saads fez um ótimo trabalho, que promete agradar aos românticos de plantão. Hey, você! Dê uma chance para nossos escritores brasileiros, quem sabe – como eu, também – você acaba se surpreendendo com o que encontrar!



Quotes favoritos:

“Qual a melhor opção? As duas doem tanto...
— Como a gente sabe qual a melhor opção? — me pego dizendo.
Ela fica olhando bem nos meus olhos, segurando minha mão e sorrindo.
— A gente sempre sabe — ela diz por fim.”

“— O quê? — ele aperta os olhos, sem acreditar.
— Eu... amo você... — digo, sem jeito. — Nós fomos feitos um para o outro! Nós combinamos em tudo. E quando você está perto eu fico sem conseguir respirar direito e meu coração quer saltar pela boca e fico querendo beijar e abraçar você para sempre! — quase perco o fôlego.”

“Imediatamente, uma fala de Harry & Sally me vem à mente:
‘O homem certo pode estar lá fora agora. Se não o pegar, alguém o fará. Vai passar o resto da vida sabendo que alguém está casada com o seu marido. ’ Jess disse para Sally.
O homem certo estava ao meu lado o tempo todo. Mas eu insisti em não ver.”

“Tenho umas dúvidas. Algumas coisas ficam martelando na minha cabeça desde que tomei a decisão de não ir. Será que ele vai se importar? Será que também vai sentir minha falta até os ossos doerem?”

“Olho para ele com ternura. Meu coração está tranquilo. Isso é o amor: a sensação de que você está onde deveria estar.”

“— Você já sentiu saudade de algo que nunca aconteceu? - pergunto antes de descer.
— Como assim?
— Sei lá... Como se você sentisse falta de alguma coisa. Uma emoção talvez. Algo de muito bom e que nunca aconteceu, por isso é estranho sentir saudade, entende?
Ele aperta os lábios.
— Você sente isso?(...)
— Agora não mais.”


Espero que tenham gostado! Ótima leitura a vocês!


Ana Batuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário