segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Resenha: Por Isso A Gente Acabou

Título: Por isso a gente acabou
Original: Why we broke up
Autor: Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 365
Nota: 7

Sinopse: Quem nunca teve o coração partido? Min Green, uma garota aficionada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, está padecendo dessa dor. Depois de apenas algumas semanas de um relacionamento intenso com Ed Slaterton, que além de ser o melhor do time de basquete da escola é um gato, está sozinha e cheia de lembranças amargas. 
Para dar fim a esse sofrimento, ela decide entregar ao ex-namorado uma caixa repleta de objetos que de alguma maneira se tornaram significativos para o casal: ingressos de cinema, uma máquina fotográfica, um elástico de cabelo, um caminhãozinho de brinquedo, um pacote de camisinha, “todo suvenir de amor que a gente tinha, os prêmios e os destroços dessa relação, que nem confete na sarjeta depois que o desfile passa, o tudo e o não sei que mais chutado para o meio-fio”, como ela mesma define. 
Junto da caixa, Min deixa uma carta em que fala sobre cada um desses objetos, o episódio que eles representaram na história dos dois, sempre acrescentando novas razões para o rompimento. Esse é o texto de Por isso a gente acabou, que, narrado por uma adolescente de coração dilacerado porém com um ótimo senso de humor, é carregado de um tom informal e tragicômico, traduzindo com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. 
Através desta carta febril, e também das ilustrações de Maira Kalman que reproduzem a atmosfera vibrante da narrativa, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min Green, sua tristeza, suas angústias e incertezas, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois tomaram a primeira cerveja juntos até o instante em que tudo foi por água a baixo.


                                          


Para começar essa resenha, gostaria de mencionar um fato sobre o autor, Daniel Handler, e sobre mim também. Bom, o fato é que eu não sabia que Daniel Handler é Lemony Snicket, o autor das Desventuras em Série! – ok! Eu sei que algum de vocês também não sabia! (Não é possível que eu seja a única que não sabia!)

Bom, ao longo da leitura eu fiquei impressionada com nosso Daniel Handler, pois ele conseguiu transformar o cérebro de uma adolescente em uma estória, e o melhor é quando notamos que estamos acompanhando os diversos pensamentos dela! – o incrível é que parece realmente que estamos lendo todos seus pensamentos, onde uma frase puxa a outra e em um segundo ela pensa em milhares de coisas.

A personagem principal se chama Min Green. O livro inteiro é uma carta que ela escreve para seu ex-namorado, Ed Slaterton, mencionando os motivos que resultaram no fim do relacionamento dos dois e falando sobre uma série de objetos que representaram ocasiões marcantes na vida deles. Juntamente com a carta, ela irá devolver esses objetos ao Ed.

O que eu achei muito legal nesse livro foram as ilustrações. Elas nos ajudam a visualizar os itens e acho que sem elas, eu não conseguiria ler direito. A forma como é escrito também ajuda bastante na leitura e é legal ver as reações da Min, e vê-la falando dos motivos que levaram ao término do namoro deles – além disso, o livro só parece ser grande, mas há ilustrações a cada duas páginas, mais ou menos, por isso, não se assustem ao imaginar o tamanho dessa carta!

Vou avisando que em algumas partes, a leitura se torna um pouco maçante, mas depois melhora. Eu não sei se vou conseguir explicar pra vocês – estranho... – mas, é um livro pra quem tem paciência pra esse tipo de literatura; é divertido, mas não tanto, e é bom de se ler, mas não tanto, também... Vocês me entendem? O livro é cheio de altos e baixos, em relação ao prazer da leitura. O que eu achei bom é que este é o tipo de livro que não é preciso se prender somente a ele.

Bom, se você quer uma leitura sem compromisso, que seja de certa forma divertida, mas que não precise ser lida continuamente, e principalmente, se você gosta de livros desse tipo, pode apostar em Por isso a gente acabou!

Mas, pra você que gosta de tramas emocionantes, ou de romances que te prendem, e estórias incríveis, acredito que este livro não seja o mais indicado para você.


Quotes favoritos:

“(...) Você nem vai saber o que é nem ouvir o que está sendo jogado na sua porta. Você não vai nem entender por que aconteceu.”

“O dia está lindo, ensolarado e tudo mais. É daqueles dias em que você acha que tudo vai dar certo etc. (...) Mas já é dezembro e o céu está claro, assim como tudo agora está claro para mim. Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. (...)”

“(...) Vou largar essa caixa na sua varanda, Ed, mas é você, Ed, quem está sendo largado.”

“You either have the feeling or you don’t.”

“(...) Para deixar de te olhar, fiquei mexendo no açucareiro até você deter as minhas mãos com as suas.”


P.S: Ainda estou surpresa que Daniel Handler é Lemony Snicket – haha!

Tenham uma ótima leitura!


Ana Batuta

2 comentários:

  1. Eu comprei ele em ebook. Mas está me esperando. Hummmm será que eu leio??

    Enfim, amei sua resenha. E juro, não sabia da história do autor. Muito legal saber.

    Menina, parabéns pelo seu blog, adorei e estou seguindo!!!
    Você escreve muito bem!!! Vou voltar sempre!!
    Desejo muito sucesso!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooh! Obrigada Lele!! Muito obrigada mesmo! *-*
    É muito bom saber que quem lê gosta do que eu escrevo, isso me dá gás pra continuar escrevendo! =D
    Também visitei seu blog e amei!! Parabéns!
    Obrigada, muito sucesso pra nós duas então!

    Beijoos!
    Ana Batuta

    ResponderExcluir