segunda-feira, 11 de março de 2013

Resenha: Meu Pai Fala Cada Uma

Título: Meu Pai Fala Cada Uma (Meu Pai Fala Cada M*rda)
Original: Shit My Dad Says
Autor: Justin Halpern
Editora: Sextante
Páginas: 144
Nota: 10


Sinopse: Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura.

Já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera “sábio como Sócrates e até mesmo profético”.
Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. Em pouco tempo, os devaneios filosóficos do médico aposentado conquistam mais de um milhão de seguidores.
O fenômeno da internet dá origem a um dos livros mais engraçados dos últimos tempos. Tomando como base as pérolas do pai, o filho recria suas memórias da infância e da juventude.
Extremamente divertido e inspirador, Meu pai fala cada uma traça um retrato profundo da relação pai e filho e aborda os grandes temas da vida: medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família. Uma lição de integridade, amizade e amor. Sem papas na língua.




                                                




Assim que vi esse livro em uma livraria, fiquei muito interessada na história – ainda mais porque é verdadeira, realmente aconteceu com o autor – e então comprei.

É uma leitura bem light, fácil de ler e compreender, além de ser muito engraçada. É incrível imaginar que exista alguém como Sam Halpern! Não me arrependo de ter lido. Esse livro me garantiu boas risadas e momentos descontraídos durante a leitura.

A história de Justin é exatamente o que diz a sinopse, após o término de seu namoro, algumas decisões que ele havia tomado o levaram a morar com seus pais novamente.

Essa convivência depois de tantos anos, o levou a analisar as frases que seu pai dizia. Então, ele criou uma conta no Twitter para publicar essas frases, mas o sucesso – que ele não esperava – gerou tantos seguidores, que editoras foram atrás dele para que ele publicasse um livro com essas frases e as histórias delas.

O livro conta histórias desde a infância de Justin até o período em que ele volta a morar com seus pais.

É realmente muito engraçado ler as frases de Sam Halpern e tentar imaginar alguém dizendo essas mesmas frases em situações reais. Ao mesmo tempo em que mostra com muito bom humor o ‘jeitão’ de sei pai, Justin conta como a relação da família funcionava e isso é realmente muito bonito de se ler.

Recomendo muitíssimo a todos os tipos de leitores. Uma leitura bem leve, que não precisa ser contínua para ser entendida. Esse é um livro que com certeza irá te divertir muito! E querendo ou não, nós acabamos associando algumas situações com nossa própria vida, o que torna o livro muito mais interessante!



Quotes favoritos:

Confira algumas frases de Sam Halpern:

“Você achou difícil? Se o jardim da infância foi difícil para você, tenho más noticias sobre o resto da sua vida.”





“Tudo o que peço é que cate suas tralhas e não deixe seu quarto parecendo que foi usado para uma suruba. Aliás, é uma pena você ter levado um pé na bunda da sua namorada.”



“Meu Deus, será que podemos jantar sem que você derrame alguma coisa? Não, Joni, ele faz de propósito, senão só pode ser retardado, e nenhum teste demonstrou isso.”


“Por que diabos você jogou uma bola na cara de alguém?... Bem, esse é um motivo bastante razoável. Não posso fazer nada para aplacar a irritação do seu professor, mas eu e você estamos entendidos.”


“Por que diabos você está se contorcendo no chão?... Não sei bem o que é breaking dance, mas espero sinceramente que não seja o que você está fazendo.”


“Não vou deixar você fazer teste nenhum, você é magricela demais... Não, odeio ter que dar esta notícia, mas você não pode fazer o que quiser e, sem dúvida alguma, não é um homem.”


“Não preciso de mais amigos. A única coisa que os amigos fazem é pedir ajuda quando estão de mudança. Que se dane. Estou velho para ficar carregando as coisas dos outros.”


“Sinto muito. Você viu minha nova pochete por aí?... Não, eu me importo com o que você disse. Falei que estava chateado. Não posso estar chateado e perguntar onde está minha pochete ao mesmo tempo?”


Espero que tenham gostado e que se divirtam tanto quanto eu ao lerem esse livro!


Desejo uma ótima leitura a todos!


Ana Batuta

3 comentários:

  1. É um título engraçado e não se pode imaginar que o livro seja de outra forma! Me interessei.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha e é mesmo bastante divertido Nic! =D Pode procurar, você não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
  2. Ainda não conhecia esse livro.
    Ahh E obrigada pela indicação da Tag.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir