quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Nota: 9


SinopseApós o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




O livro se passa em um período pós-apocalíptico e se passa em um país chamado Panem que é a atual América do Norte. Panem é constituído por 12 Distritos já que o 13 º foi destruído depois dos Dias Escuros.

Todos os anos para mostrar para toda Panem o seu poder sobre todos os distritos, A Capital promove Os Jogos Vorazes, no qual uma garota e um garoto (Tributos) de cada Distrito de 12 a 18 anos vão para uma Arena para lutarem até a morte... Só um pode sobreviver.

Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos, e desde que seu pai morreu nas minas do Distrito 12, ela se tornou “chefe” da casa, passou a cuidar de sua irmã Primrose (Prim) depois que sua mãe se recolheu em profunda depressão. Elas moram na parte mais pobre do Distrito 12, A Costura.

Para manter a sua família ela e seu amigo Gale passam a caçar e colher de forma clandestina nas florestas do Distrito 12, e vendem tudo ilegalmente no Prego. Naquele dia tudo corria muito bem se não fosse...

Todos os cidadãos de Panem estão preparados para o sorteio dos Tributos do 74º Jogos Vorazes. Katniss e Gale estão com certo nervosismo, eles tem seu nome colocado mais de uma vez na colheita e que em troca eles ganham um pequeno suprimento anual de grãos e óleo fornecido para uma pessoa, que é conhecido como téssera ou tésseras. Mas felizmente Prim tem um único papel com o seu nome para concorrer.

Por conta do destino, o nome de Primrose Everdeen é selecionado. Katniss vê que a sua irmã corre grande perigo no cruel e temido Jogos Vorazes, desesperada ela se oferece para ir ao lugar de Prim. O último tributo a ser selecionado para ir à Capital, é o filho do padeiro, Peeta Melark.

Chegando à grande e suntuosa Capital, onde está centrado todo o poder de Panem, eles ficam maravilhados com a forma de vida dos cidadãos que lá vivem. Começando os preparativos para Os Jogos eles são submetidos a testes, treinos, entrevistas, e o desfile dos Tributos onde eles são apresentados a toda Capital – e para toda Panem – com suas respectivas vestes com as características de cada Distrito.

O clima começa a esquentar quando os 24 Tributos são jogados na Arena. Todos lutando e se matando, mas no final só poderá haver um vitorioso...

O livro é uma mistura de ação, suspense e um pouco de romance. O livro faz uma crítica ao sistema em que nós vivemos de total desigualdade, em que muitas pessoas vivem um padrão de vida de esbanjamento de dinheiro, de riqueza, enquanto que outros morrem na total pobreza em busca de alimento para comer, e mostra que não devemos perder as esperanças.

A Série Jogos Vorazes é uma trilogia que fez muito sucesso no público pré-adolescente, e que conquistaram famosos como Demi Lovato, Bill Gates, Tom Felton entre outros.

A primeira parte da saga (Jogos Vorazes) foi lançada nos cinemas mundiais dia 23 de Março de 2012, e a segunda parte (Em Chamas) deste fenômeno de bilheterias só irá chegar nas telonas em 23 de Novembro de 2013. A terceira parte (A Esperança) será dividida em 2 filmes que tem data prevista para ser lançado em 2014 e 2015.


Quotes favoritos:


“E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto do pão."




"Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento em que finalmente terei de soltá-la. " 


“- Então, desde que tínhamos cinco, você nunca nem notou outras garotas?
Eu lhe pergunto.
- “Não, eu notei quase todas as garotas, mas nenhuma delas deixou uma impressão duradoura, só você.”


''Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua ultima esperança''


“Então naquele dia, na assembléia musical, a professora perguntou quem sabia a canção do vale. Sua mão subiu logo no ar. Ela te levantou no banco e você cantou para nós. E juro, todos os pássaros do lado de fora da janela ficaram em silêncio,” Peeta diz. 


"(...) Então ele lança um sorriso em minha direção que parece tão genuinamente doce e com a quantidade exata de timidez, que um inesperado fervor toma conta de mim.''

''(...) Gale e Peeta não coexistem muito bem em meus pensamentos.''



Espero que tenham gostado da resenha, e que leiam o livro...


" E que a sorte esteja sempre a seu favor!"


Rafael Freitas

9 comentários:

  1. Oi Ana ;)
    Vi seu recado no Skoob e aqui estou! \o/ rs
    Eu AMO esse livro! Acho essa uma das melhores séries da atualidade! Ainda não conseguir ler o segundo pq a minha fila de leitura anda tipo fila de hospital publico, mas pretendo ler logo!
    Adorei a resenha, me deu vontade de furar a fila e correr pro "Em Chamas" rs

    Obrigada por ter seguido nosso blog! Já estou seguindo o seu, volte lá sempre ok?

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    PS: Amei o clima natalino com a neve caindo *___*

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi!! Muito obrigadaa! Eu estou louca pra ler esse livro também - quem fez essa resenha foi meu sócio do blog, Rafael =D rsrs - mas minha fila tá igual a sua! Haha! Atualmente estou lendo 'Você Está Sendo Vigiado' e logo logo sai a resenha também!
      Pode deixar que vou voltar sim! Aliás, vou agora mesmo conferir sua nova resenha, fiquei curiosa pra saber qual livro é!
      Obrigada *-*

      Excluir
  2. Obrigado, eu também amei o livro, eu estou quase terminando de ler o Em Chamas, e posso dizer que é tão bom quanto o Jogos Vorazes...

    ResponderExcluir
  3. A sua resenha sobre o livro esta muito boa.Ate deu uma vonatinha de ler.Só ainda não irei ler este livro porque minha lista esta enorme(kkkkkk).

    Parabéns a resenha esta perfeita.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... Recomendo a lerem o livro, é uma das distopias que eu mais gosto.

      Excluir
  4. Pfv, necessito muito dessa série! Mas achei o preço alto e nem rola comprar agora, só quando baixar. Vi o filme e amei! Quando puder vou comprar os livros. Agora que li sua resenha, fiquei com mais vontade ainda ):
    Beijos! Amanda,
    http://mundoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Esses são livros fantásticos mesmo!! O Rafael tá lendo e fazendo a resenha; mas eu tive que comprar o meu e ler também (como você eu estava doida nele)! Eu comprei o meu box pelo site da Submarino... Sempre tem promoções lá, fica de olho! =D
      Beijos!
      Ana Batuta.

      Excluir