sábado, 8 de dezembro de 2012

Resenha: Não Conte a Ninguém

Título: Não Conte a Ninguém
Original: Tell No One
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 250
Nota: 9


Sinopse: Há oito anos enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e britalmente assassinada por um serial killer.

O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso email, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.
Não Conte a Ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.




                                               





Esse foi o primeiro livro que li do Harlan Coben, e definitivamente, foi decisivo para eu me tornar fã do seu trabalho!

A trama se passa entre o Dr. David Beck e sua esposa Elizabeth. Eles se conhecem desde que são crianças, e estão juntos desde então. Todo ano, no aniversário de seu primeiro beijo, eles iam ao Lago Charmaine para comemorar. Mas quando eles completavam 13 anos juntos, durante a comemoração no lago, eles foram brutalmente atacados. Elizabeth foi raptada, e David foi deixado inconsciente no lago.

Oito anos se passaram, e então David começa receber emails que são supostamente de Elizabeth. Esses emails contêm informações que só Elizabeth poderia saber, e que somente David poderia ver. Porém, não é isso o que acontece. No meio dessa trama, o FBI se envolve, suspeitando que David houvesse matado sua esposa, além disso, David é caçado por um grande empresário que quer vê-lo morto por motivos que eu não vou contar - senão perde a graça, né? - Então David vai cada vez mais fundo, a fim de descobrir se sua amada esposa está viva, e para isso conta com a ajuda dos mais diversos tipos de pessoa - uma modelo, um traficante, sua irmã e uma advogada super famosa.

Uma estória envolvendo tiras, assassinatos, ilegalidades, policiais corruptos, diversas armações e com uma pitada de romance é o pacote perfeito pra qualquer um!

Quotes favoritos:


“Embaixo disso, no rodapé da tela, mais seis palavras:Estão observando. Não conte a ninguém.”



"Os clichês são todos válidos - o que realmente conta são as pessoas, a vida é preciosa, o materialismo é valorizado demais, as pequenas coisas são as que importam, viva o momento -, e posso repeti-los exaustivamente. Você poderá ouvir, mas não vai internalizar o que eu disser. A tragédia é pessoal. Ela fica gravada na alma. A gente deixa de ser feliz. Mas se transforma numa pessoa melhor." 

''[...] A mídia, uma entidade cuja atenção coletiva parece a de uma criança de 2 anos, imediatamente se concentrou nesse novo brinquedo reluzente, chutando o antigo para debaixo da cama.'' 

''Sei que é clichê, mas é nas pequenas coisas que está o encanto da vida.'' 

"Eu estava agindo. E me sentia bem com aquilo." 

''Aprendi que o fato de você não conseguir ver nenhuma outra explicação não significa que ela não exista. Significa apenas que você não consegue enxergá-la.''



David passará por situações muito difíceis e é incrível como consegue escapar. A genialidade da trama criada por Harlan é simplesmente demais! O enredo é perfeito, a trama toda envolve o leitor em todas as linhas! Quando achamos que tudo se resolveu, vem o Harlan com mais surpresas e reviravoltas, acrescentando novas possibilidades. Além disso, o livro conta com uma revelação surpreendente no final – isso mesmo! Na última página!

Recomendo muitíssimo esse livro! Harlan tem, definitivamente, o poder de escrever obras incríveis!


Tenham uma ótima leitura!!


Ana Batuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário