segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resenha: Travessia

Título: Travessia
Original: Crossed
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 271
Nota: 9


Sinopse: Fora da sociedade, as regras são diferentes. O futuro de Cassia, que um dia foi traçado com exatidão pela Sociedade, não poderia ser mais incerto agora. Ela parte para as Províncias Exteriores à procura de Ky, preso e levado para o que parecia ser a morte certa. A chegada lhe reserva a boa surpresa: Ky conseguiu escapar e fugir para os cânions da região, imponentes, mas inóspitos e traiçoeiros. Não se sabe de ninguém que tenha conseguido entrar neles e depois sair.

Nesta fronteira selvagem, Cassia conhece a promessa de uma vida diferente e testemunha os primeiros sinais de uma rebelião. Mas mesmo que ela esteja – e está – disposta a sacrificar tudo para se reencontrar com Ky, novas reviravoltas podem mudar o jogo. E Xander, seu melhor amigo, pode ser o portador de notícias surpreendentes.
Narrada em pontos de vista alternados por Cassia e Ky, esta continuação de DESTINO levará os dois aos rincões mais distantes da Sociedade, onde a vida é muito diferente do futuro seguro e previamente planejado que os dois conheciam.




Antes de começar essa resenha, quero avisar a quem ainda não teve a oportunidade de ler Destino, o primeiro livro dessa trilogia, que leia a resenha aqui e não continue a ler esta resenha, caso contrário, irá descobrir as várias surpresas da trama antes da hora certa.

Bom, pra você que já leu Destino, já vou avisando – isso, pra quem se envolveu com a estória – você irá beirar à loucura desde o começo do livro! Isso por que ficamos torcendo para Cassia encontrar Ky logo de uma vez – claro né? –, mas não é isso o que acontece. Aliás, parece acontecer justamente o contrário! Sempre que ela chega a um lugar em que ele estava, ele havia ido embora; e em certo ponto eles até mesmo começam trilhar caminhos opostos – isso faz com que nos contorçamos por dentro! Mas, para não deixar vocês, caros leitores, assustados, já adianto que quando eles se encontram é a coisa mais fofa!

Depois disso, a trama começa esquentar, e nos é apresentado um novo fato que pode mudar tudo: Ky sabe de um segredo de Xander. E segundo Ky, esse segredo pode fazer com que Cassia se apaixone por Xander! – OMG! – Mas, de início, esse segredo não é contado para nós, leitores – e mais uma vez somos levados à loucura! -, e já adianto que eu não esperava que fosse esse o segredo – é pior do que eu imaginava, e sim, pode levar Cassia a mudar de opinião, mas claro que eu não vou contar né? -.

Além disso, são acrescentados à trama alguns personagens novos, Indie, Vick e Eli – que ajudam no desenrolar da estória e de fato, em certos momentos, são cruciais para a explicação de certas coisas. Falando dessas coisas explicadas, teremos novos esclarecimentos sobre os 3 misteriosos comprimidos que todos carregam – finalmente vamos descobrir sobre o comprimido azul! –, e esse será um momento muito tenso.

Falando agora da estética, o livro é composto de capítulos alternados entre Cassia e Ky – como diz a resenha -, e eu adianto que achei isso o máximo! E o porquê de achar esse aspecto tão bom é simples, dá pra acompanhar onde Cassia e Ky estão ao mesmo tempo durante a estória!

No mais, aos fãs do romance entre Cassia e Ky, o final deixa o leitor desesperado para que o terceiro livro seja publicado logo no Brasil, e nos deixa com uma duvida enorme quanto ao que está por vir.

Agora – falando com as meninas leitoras, especificamente – tenho certeza que todas vocês concordam que se apaixonaram por Ky! A notícia boa desse segundo livro é que teremos altíssimas doses de Ky – o ‘tudo-de-bom’ Ky! -. Mas é óbvio que não nos apaixonamos somente por Ky né? Não tem como não se apaixonar por todos os personagens!

Gostei muito desse livro – confesso que estou louca para ler o terceiro livro, não quero esperar até o ano que vem! – e sei que vocês que leram Destino e gostaram, também irão amar essa continuação!


Quotes favoritos:

“Dizem que a primeira coisa que você deve ensinar pra uma pessoa é sempre o nome dela. Desse jeito, mesmo que ela nunca aprenda a escrever mais nada, sempre terá alguma coisa.” 



“(...) No meu sonho ele está de pé na frente do sol, por isso parece escuridão quando sei que é luz.” 


“(...) Não entre docemente naquela boa noite, / Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz.”

“(...) E do nosso riacho de Tempo e Lugar / A torrente pode me levar para longe, mar afora, / Mas espero ver meu Piloto cara a cara / Quando a margem eu cruzar.”



O terceiro livro da trilogia, Reached, foi lançado nos Estados Unidos em Novembro/2012 e será lançado no Brasil no ano que vem. E uma novidade: este livro terá alternância entre três pontos de vista: o de Cassia, o de Ky e o de Xander - isso é mais que máximo!



Tenham uma ótima leitura!


Ana Batuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário