sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resenha: Antes Que Eu Vá

Titulo: Antes Que Eu Vá
Titulo Original: Before I Fall
Editora: Intrínseca
Autora: Lauren Oliver
Paginas: 358
Nota: 10
Skoob


Sinopse: “Samantha Kingston tem tudo: O namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta – da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem - posicionada no estacionamento.
Aquela sexta-feira, 12 de Fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo a última. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “Segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte -descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo que está prestes a perder.”


                                                  



Esse definitivamente é um livro que nos faz pensar e NÃO, não é um livro que nos faz chorar. Bem no fim você acaba entendendo o que acontece e fica por assim dizer “de mente lavada”.

Foi um dos poucos livros que quando terminei de ler, tive aquela súbita sensação de irrealidade, a minha vida estava correndo por aquelas linhas, eu estava tão envolvida pela maravilhosa personagem que simplesmente não conseguia aceitar que havia acabado.

Lauren Oliver me surpreendeu com esse livro. No começo eu pensava: “Mas uma historinha chata de eu morri e não vou poder ficar com o amor da minha vida e tal.” Mas a medida que a estória se desenrolava e Samantha Kingston ia descobrindo o que era realmente útil em sua vida eu comecei a pensa: “Eu preciso pedir perdão a fulano, eu não deveria dizer isso ou eu tenho que dizer mais aquilo.”

Você que acha que esse livro é apenas um romance bobo e sem graça: NÃO PENSE ASSIM! Você estará perdendo uma ótima oportunidade de enxergar a vida de outro ângulo a aprender a dar valor em cada segundo.

Acho que todas as pessoas no mundo deveriam ler este livro, desde as criancinhas até os idosos. Lauren conseguiu nos colocar no lugar de Samantha, enquanto havia palavras a serem lidas meu nome não era Regina Freitas, mas sim Samantha Kingston, eu era a filha mais velha de um casal, eu tinha problemas de relacionamento com minha mãe e minha irmãzinha de oito anos, eu tinha amigas populares que guardavam segredos, eu tinha pessoas que fingiam me amar, mas no fundo me odiavam e pessoas que me amavam e eu as odiava.

Eu revivi o dia da minha morte 7 vezes até descobrir como consertar as coisas e no fim tive que tomar a decisão mais difícil de todas.


Quotes Favoritos:

“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre seus dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.

Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.”

“Vão dizer: lembram-se de Sam? Ela sempre foi bonita.Não sei ao certo o que mais podem dizer: ela era gentil. As pessoas gostavam dela. Ela faz falta. Talvez nenhuma dessas coisas. Expulso o pensamento da minha mente e volto a lista mental. Um beijo que faz toda minha cabeça parecer que está explodindo. Uma dança lenta no meio de uma sala vazia com uma música ótima. Nadar no mar á meia – noite, nua.”

“Sei que ela está esperando que eu responda que sim. Durante anos esse foi o assunto da casa: Sam só quer ficar sozinha. Quer jantar? Vou levar para o meu quarto. Para onde você vai? Só quero ficar sozinha. Posso entrar? Me deixe sozinha. Saia do meu quarto. Não fale comigo quando estou ao telefone. Não fale comigo quando estou ouvindo música. Sozinha, sozinha, sozinha... Mas as coisas mudam depois que você morre – acho que morrer é a coisa mais soltaria que se pode fazer.”

“Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.”

“Acho que despedir é sempre assim – como pular de um precipicio. A pior parte é tomara decisão de fazê-lo. Depois que você está no ar, não há nada que possa fazer além de se libertar.”


(A mais emocionante, só para entenderem aqui Samantha está quase no fim das suas descobertas e ela aceita o fato que está morta, daí ela está saindo de casa e no caminho começa a pensar na sua família, daí sua irmãzinha corre até ela pra lhe entregar as luvas)

“Agacho e dou um abraço apertado nela vendo toda a nossa vida juntas enquanto o faço: os dedinhos de neném e o couro cabeludo com cheiro de talco de bebe; a primeira vez que ela andou até mim; a primeira vez que ela andou de bicicleta e ralou o joelho, e quando vi todo aquele sangue quase morri de susto e a carreguei para casa. E vejo além, estranhamente, vislumbres dela na outra direção: Izzy alta e linda, com a mão no volante, rindo; Izzy com um longo vestido verde, andando cautelosamente em direção á uma limusine a caminho da festa de formatura; Izzy cheia de livros enquanto a neve rodopia em volta dela, entrando em um dormitório, seus cabelos uma chama dourada contra o branco.”


Regina Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário