sábado, 31 de agosto de 2013

Resenha: Antes de Dormir

TítuloAntes de Dormir
Original: Before I go to Sleep
Autor: S. J. Watson
Editora: Record
Páginas: 400
Nota: 9

Sinopse (Skoob): Todos as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.

(Imagem da Internet)


Olá pessoal, vim aqui falar, dessa vez, sobre esse livro que achei por acaso - e que lindo acaso -, então vamos logo ao que interessa.
Não conhecia o autor, não sabia se ele possuía outros livros, e não fazia ideia do que o livro se tratava ao me deparar com ele. Mas, algo me chamou a atenção - e por algo, quero dizer a capa, e uma lembrança de um comentário aleatório sobre como esse livro era bom -, logo depois - só depois por que fui meio tapada, e não prestei muita atenção na frase que está bem na capa haha :P -, descobri que esse era o livro de estréia do autor, então, fiquei curiosa.

Ao começar a leitura, nos deparamos com um cenário conhecido para alguns - especificamente aqueles que já assistiram o filme Como se Fosse a Primeira Vez -, a protagonista - então com mais de quarenta anos - não consegue reter memórias recentes, portanto quando dorme, esquece o que aconteceu durante o dia, mas, além disso, todo dia ela acorda com lembranças de diferentes datas, algumas vezes acreditando que é jovem, outras vezes pensando ser mesmo uma criança.

Bom, a trama inteira do livro transcorre durante um único dia, ou poucas horas a mais que isso, - o que me surpreende, visto que isso era algo que eu acreditava ser dificílimo acontecer, ainda possibilitando que o livro continuasse com uma leitura atraente - e nós acompanhamos a vida de Christine.

Bom, o livro tem uma pitada de drama, mas com um foco maior no suspense, jogando revelações após revelações, que fazem com que o leitor tente traçar um rumo, unindo as informações coletadas sobre Christine para entender o que realmente acontece em sua vida - já confesso que minhas suspeitas todas foram por água abaixo, e que nunca conseguia acertar qual seria a próxima revelação, ou o por que dela acontecer, e isso me envolveu ainda mais com a trama -.

S.J. Watson soube usar todos os elementos no seu devido tempo, e, aproveitar de cada detalhe para que nós pudéssemos compor a história esquecida por Christine, acompanhando enquanto ela descobria seu passado. O final, embora não seja arrebatador, não decepciona, mas deixa a escolha nas mãos de cada leitor, de modo individual.

Enfim, recomendo que leiam Antes de Dormir, como experiência literária. Não é o melhor livro do gênero, mas com certeza, não deixa a desejar em questão de composição e organização de ideias, além de uma trama quase impossível de se adivinhar. Recomendo esse livro aos fãs do suspense, e a todos os outros leitores também - usem suas madrugadas, assim como eu haha que não consegui dormir direito antes de terminar esse livro -!

Quotes:
"O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias? Como irei me sentir quando olhar no espelho e ver o reflexo da minha avó?"

"Algo mais foi acrescentado. Algo inesperado, aterrorizante. Mais aterrorizante que qualquer coisa que vi hoje. Ali, sob o meu nome, em caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras.  NÃO CONFIE EM BEN."

Que vocês tenham uma ótima leitura, e por favor, comentem aqui, caso tenham lido ou desejem ler esse livro!
Ana Batuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário