segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Resenha: Extraordinário

Título: Extraordinário
Original: Wonder 
Autor: R. J. Palacio 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320 
Nota: 10
Skoob


Sinopse (Skoob): August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

(Imagem da Internet)



O que posso dizer para elogiar um livro que quase atinge a escala de 5 estrelas nas notas do skoob sem ser clichê? - eis a questão! Bom, logo de cara me apaixonei pela capa, conseguiu prender minha atenção de modo incrível! E, quando li sobre a estória, me apaixonei mais ainda, não poderia deixar de ler esse!

Quando começamos ler, nos deparamos com uma criança incomum, August - ou Auggie, para os íntimos -, que é muito diferente dos personagens aos quais estamos acostumados. Auggie nasceu - como diz a sinopse - com uma síndrome genética, que causou deformidades em seu rosto, e ao longo de sua infância, passou por inúmeras cirurgias para dar um aspecto melhor a ele, mas mesmo assim, seu rosto é muito diferente do normal. A estória do livro retrata a dificuldade de Auggie - que tem 10 anos - em conseguir se encaixar em meio a outras crianças, na primeira vez na vida que frequenta a escola.

A estória toda é muito bonita de se ler, e, acompanhar Auggie durante suas dificuldades cria laços extremamente fortes entre o leitor, os personagens e a estória. Além disso, tudo pelo que Auggie passa nos faz parar pra pensar, que as vezes podemos fazer isso - encarar como estranhos, rejeitar, ou discriminar, por sua aparência - a outros, mesmo que involuntariamente, e faz reavaliar o modo de enxergar as pessoas, enfim, é muito bonito.

(Imagem da página Indiretas Literárias)

O livro é dividido em partes, e cada parte é narrada pelo ponto de vista de um personagem diferente - o que me pegou de surpresa, e acabei me apaixonando ainda mais -. Mas não narra só fatos diferentes, algumas vezes, a mesma situação é narrada por 2 e até mesmo 3 pessoas diferentes, e isso nos leva a entender tudo o que acontece.

Aqui no Brasil, saíram duas edições, e eu amei as duas, mas prefiro a capa da primeira, e vocês, o que acham?


  
(Imagens da Internet)

Além disso, também contamos com um book trailer:




Enfim galera, eu amei esse livro, a estória é muito bonita e envolvente, os personagens são muito fofos e te conquistam de cara! Inclusive me emocionei em várias partes. Além de nos levar a pensar em nossas próprias ações, aplicar o livro a nós mesmos. Mas não é um daqueles livros melosos, que só falam de sentimento, na verdade fiquei surpresa com a narrativa um tanto madura, se tratando de um personagem com 10 anos. Recomendo muito, muito, muito a leitura!

Quotes: (Dessa vez foram muitos, que isso!)

"(...) deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. (...) São feitas das lembranças que as pessoas têm de você.(...)"

"Acho que é como o Toque do Queijo, do livro Diário de um banana. As crianças tinham medo de encostar em uma fatia de queijo mofado na quadra de basquete. Na minha escola, eu sou o queijo mofado."

"Eu vi August depois das cirurgias: seu rostinho inchado e enfaixado, seu corpinho cheio de cateteres e tubos para mantê-lo vivo.
Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola. Aprendi isso aos seis anos. Ninguém nunca me disse. Eu simplesmente soube." - Via

"Ainda me lembro de seu sotaque, ela era brasileira e carregava nos erres. (...) Às vezes, quando eu olhava para a vovó, podia ver, por baixo de suas rugas, a garota bonita que ela havia sido. Podia ver a garota de Ipanema naquele caminhar de velhinha."

"Agora, pensando bem, não sei por que fiquei tão estressado com isso. É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

" - 'Mais gentil que o necessário' - repetiu. - Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário  Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza. (...)"

"-Eu é que agradeço, Auggie - respondeu ela. 
-Pelo quê?
-Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. - Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário."

Termino essa seção de quotes e essa resenha, com uma frase dita por nosso querido protagonista:

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."


Obrigada pela visita, espero que tenham gostado da resenha! Leiam e depois voltem aqui pra comentar o que acharam, e você, que já leu, não deixe de escrever aqui a sua opinião sobre o livro!!
Ana Batuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário