segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Resenha: A Faca de Dois Gumes

Título: A Faca de Dois Gumes
Original: A Faca de Dois Gumes
Autor: Fernando Sabino
Editora: Record
Páginas: 239
Nota: 7


Sinopse: Quem é o culpado? A esquiva Isabel, que o marido insinua ser uma ladra, ou ele próprio, que acaba preso e chamando a si mesmo de “bom ladrão”?

Uma mulher vai à polícia denunciar o marido, que ameaça matá-la “como fez com a outra” e dizer que foi suicídio. O marido vai à polícia alegar que a primeira mulher se suicidou tomando martini seco com veneno, e a atual pretende fazer o mesmo para que a culpa recaia sobre ele. Quem é o culpado?
O álibi deste outro marido é tão perfeito que jamais conseguirá provar a sua culpa, mesmo para salvar o filho, preso como culpado. E se não pretendia matar a mulher e o amante, por que tão requintado plano para surpreendê-los em flagrante? É este o outro gume da faca? Quem é o culpado?
Não basta saber quando, onde, como. O que importa é saber quem. Tal pergunta o leitor fará a cada página desta obra surpreendente. Tudo se esconde sob a ambigüidade no comportamento da natureza humana. A verdade se encontra entre a realidade e a imaginação, passando a depender do ponto de vista em que nos colocamos.
Como diz um dos personagens na epígrafe, “não adianta saber de quem é a culpa, se você não souber que é sua”. E antes que ela seja atribuída ao autor, convém que se diga haver ele levado neste livro a extremos de perfeição a sua arte de escritor.
E ainda uma curiosidade: em cada parte da sua trilogia, Fernando Sabino presta homenagem indireta a um grande escritor de sua admiração: Machado de Assis, no período inicial de O Bom Ladrão; Pirandello, no fim da fala ao telefone, pouco depois de principiar Martini Seco; Simenon, na primeira letra das sete palavras finais do capitulo 5 em O Outro Gume da Faca.



                                                 




Este é um dos poucos livros que li que é de um autor brasileiro. E este é meu primeiro contato com o trabalho de Fernando Sabino. Eu ganhei esse livro - obrigada Luana!! -, e antes disso, nem mesmo conhecia o autor.

Bom, falando da estória, o livro é constituído por 3 estórias diferentes, sem conexão entre os personagens. O livro se denomina trilogia, pois essas estórias são divididas como 3 contos diferentes dentro do livro.

Logo no começo, conseguimos entender o objetivo da trama - o autor se inspirou em Dom Casmurro e criou 3 situações onde há confusão de quem é o verdadeiro culpado.

Bom, eu tenho um pé atrás quando vou ler algo de autores brasileiros... Basicamente por que a maioria das minhas experiências com eles não foram muito boas, mas confesso que esse livro chegou a me surpreender! Eu gostei bastante das idéias... Bom, como eu disse são 3 estórias diferentes, e eu achei muito interessantes - só não gostei muito da primeira, mas a segunda e a terceira são, até certo ponto, um tanto envolventes.

Acredito que seja uma boa leitura a se fazer, essa obra é capaz de deixar alguns leitores bem curiosos e até espantados ao chegarem ao final de cada estória.

Pra quem já conhece o trabalho de Fernando Sabino - não preciso falar dele pra você né? - aí vai uma dica de leitura, e pra quem não conhece, abra o leque de opções, experimente, quem sabe se você não vai acabar gostando?


Quotes favoritos:


“(...) Sozinho, consciente de minha força, era capaz de agir, de me arriscar. Ao mesmo tempo me sentia frágil diante dessa disposição, perdido entre sentimentos contraditórios, como um Raskolnicov. (...)”




“Não adianta saber de quem é a culpa, se você não souber que é sua.” – Aldo Tolentino

Tenham uma ótima leitura!


Ana Batuta.

8 comentários:

  1. Olá Ana!
    O único trabalho do Sabino que li até hoje foi A nudez da Verdade, na escola, um livrinho rápido e ácido, gostei muito, ainda mais por ser brasileiro, onde. na maioria das vezes, só trabalha-se com chick lits bobinhos...
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita, admiro quando vejo um blog assim!
    Tem post novo lá no blog, é uma resenha também, passa lá!

    endless-poem.blogspot.com,br

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Muito obrigada!! Fico muito feliz!
      Já fiz uma visita e deixei um comentário por lá!! =D

      Beijos!

      Excluir
  2. Tem uma tag pra você nesse link:
    http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/2013/02/tag-5-melhores-capas-da-sua-estante.html

    ResponderExcluir
  3. Tem uma promo no ar lá no blog! Participa? :)
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir