quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Resenha: Cai o Pano

Título: Cai o Pano
Original: Curtain
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 217
Nota: 10


Sinopse: O detetive Hercule Poirot, já aposentado, volta com seu amigo capitão Arthur Hastings ao cenário da primeira investigação em que trabalharam juntos: a mansão Styles, agora transformada em hotel. 

Também hospedado na antiga na antiga propriedade está um misterioso assassino, responsável por cinco crimes sem relação aparente entre si. 
O extraordinário talento de Poirot para desvendar o intrincado processo de mentes criminosas o leva a crer que um sexto assassinato será cometido. Mas quem será a vítima? 
Esta questão conduzirá o grande detetive belga no que pode ser o caso mais arriscado de sua carreira. E talvez o último.

                                                 



A resenha de hoje é mais uma da maravilhosa Agatha Christie. Todos vocês que acompanham o blog, sabem que eu sou uma enorme fã do trabalho dela. E esse livro segue os mesmos parâmetros, é tão excelente quanto os outros. Este foi o último livro escrito por Agatha.

O caso se passa na antiga Mansão Styles - onde o detetive Hercule Poirot realizou seu primeiro caso - que agora foi transformada em um hotel, e Poirot - agora idoso e em uma cadeira de rodas - foi chamado para resolver o caso que será o último de sua carreira. Exatamente como no primeiro caso de sua carreira, ele convida seu amigo, Arthur Hastings para lhe ajudar.

Por causa de seu estado debilitado, Hastings lhe foi muito útil, sempre ajudando-o a "ver e ouvir" dentro da mansão. Porém, Poirot nunca conta a Hastings as conclusões a que chegava - pois Hastings é daquele tipo que não consegue fingir muito bem, e quando sabe de alguma coisa, não consegue disfarçar, o que acaba tornando algumas passagens da trama bem divertidas.

O livro tem como narrador o Capitão Hastings - assim como na maioria das vezes - e o legal, é que acompanhamos os pensamentos de Hastings enquanto ele tenta decifrar Poirot, nos deixando assim mais curiosos.

A trama é muito intrigante e ao passo que a história se desenrola, somos levados a imaginar todos os personagens e levantá-los como possíveis suspeitos do crime. Não é a toa que este é considerado por muitos o melhor livro de Agatha.


Quotes favoritos:

"Vá embora! Você é teimoso e extremamente imbecil e eu daria tudo para ter uma pessoa em quem pudesse confiar, mas parece que vou ter que aguentar você e suas absurdas ideias moralistas. Já que você não pode usar suas células cinzentas, porque não as tem, pelo menos use seus olhos, ouvidos e nariz se preciso for, até onde os ditames da honra o permitirem."


"Mas eu podia estar certo, porque o crime quem iria cometer era eu mesmo... É, meu amigo, é estranho, e engraçado, e terrível! Eu, que sou contra assassinatos... Eu, que dou imenso valor à vida humana, terminei minha carreira cometendo um assassinato." 

"[...]E uma andorinha não faz verão, está certo! Mas UM assassino, Hastings, faz um assassinato!" 

“- Estou um lixo, uma ruína. Não posso mais andar. Estou todo torto e paralítico. Ainda bem que posso me alimentar sozinho, mas fora isso, tenho que ser tratado como um neném...Mas pelo menos, enquanto o exterior apodrece, o interior está sempre ótimo."


Bom, este é um excelente livro. Agatha com certeza caprichou e foi simplesmente brilhante, a ponto de não conseguirmos chegar a nenhuma conclusão concreta até o fim!

E eu com toda certeza recomendo muitíssimo a vocês que curtem romances policiais e também aos que nunca leram nada de Agatha Christie.


Tenham uma ótima leitura!

Ana Batuta

4 comentários:

  1. Oi Ana, tudo bem?
    Conheço e adoro o trabalho da Agatha Christie. Sues livros são ótimos, suas tramas muito bem feitas e elaboradas. Ainda não li esse, mas com certeza irei ler.

    Indico muito O caso dos 10 negrinhos e Os Crimes ABC, dois livros ótimos dela!

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas, tudo joia e você?
    É mesmo, eu também amo o trabalho dela! Leia sim, você não irá se arrepender.
    Eu nunca li esses, mas obrigada pela indicação, vou procurar eles sim.

    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas falam super bem do trabalho da Agatha, e eu acho que sou a única que ainda não li absolutamente nada. :(
    Mas fica a indicação. Com certeza lerei algo dela no próximo ano.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs Luara, sempre tem uma primeira vez para tudo né? Mas pode ter certeza que você não irá se arrepender de conhecer o trabalho da Agatha. =D
      Leia sim viu? Recomendo muitíssimo!

      Beijos!
      Ana

      Excluir