segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resenha: Você Está Sendo Vigiado

Título: Você Está Sendo Vigiado
Original: They’re Watching
Autor: Gregg Hurwit
Editora: Arqueiro
Páginas: 262
Nota: 7


Sinopse: “Com uma trama bem construída, cheia de reviravoltas e revelações surpreendentes, Hurwitz nos deixa vidrados, tentando adivinhar até as últimas páginas quem é o verdadeiro inimigo.” – Booklist

Patrick Davis tinha um sonho: ver seu nome nos créditos de um filme. Mas não imaginava o preço que teria de pagar por isso. Logo depois de vender seu primeiro roteiro a um estúdio, sua vida entra em colapso. Ele não consegue se firmar como roteirista de Hollywood e, para piorar, seu casamento mergulha numa crise.Misteriosamente, Patrick passa a receber DVDs com gravações dele e da esposa dentro de casa. Após descobrir uma câmera escondida, o casal procura a polícia. Dias depois começam as ligações e os e-mails anônimos propondo um acordo para que tudo volte ao normal. Desesperado, ele não hesita em aceitar a oferta.Mas sua decisão se revela um erro. Logo ele se vê envolvido numa rede de intrigas que pode custar sua vida e a das pessoas que ama. Cada vez mais acuado, Patrick percebe que só há uma saída: superar seus inimigos ocultos no próprio jogo deles.Eletrizante da primeira à última página, Você está sendo vigiado foi um enorme sucesso de crítica nos Estados Unidos, fazendo com que Gregg Hurwitz fosse apontado como uma das revelações do suspense, comparado a grandes mestres do gênero, como Harlan Coben.



                                              



Galera, eu cometi um erro terrível antes de ler esse livro! Todo mundo que eu conhecia que leu me disse que esse livro era fantástico, a trama era perfeita e que o conjunto era incrível. E me digam o que acontece quando alguém nutre expectativas muito altas sobre algum livro antes de lê-lo? Isso mesmo, vocês acertaram: o livro não atinge as expectativas – e foi isso mesmo o que aconteceu!

Em primeiro ponto, quero ressaltar que a trama foi muito bem pensada, gostei da estória, e dos personagens. O que me incomodou muito foi a longa demora em dar início às partes de ação e real suspense. A ação só começa lá pela página 70 e ainda assim a verdadeira ação só depois das 100 páginas! – Tudo bem, eu entendo que o autor tinha que contar as motivações de porque certas coisas aconteciam, mas acho que houve muitas partes desnecessárias, que só tornaram a leitura cansativa! Eu demorei quase duas semanas pra ler esse livro e isso é muito tempo para apenas 262 páginas! – Finalmente, quando o suspense verdadeiro começa, o leitor fica realmente muito envolvido e empolgado, mas isso dura pouco.

Depois, quando entramos na parte da ação, tudo acontece muito rápido, os fatos começam correr, as soluções aparecem com muita facilidade, tudo começa girar a favor do personagem principal – e isso também me desagradou.

Mas falando da trama em si, concordo que foi muito bem pensada – quando descobrimos todas as ligações entre pessoas que nem imaginávamos serem os inimigos, as descobertas ao longo do livro nos deixam, em certos pontos, chocados! – e avalio como uma estória muito interessante. Então, gostei ou não do livro? Digo que é um bom livro, mas não me conectei com ele.

Falando agora da estória - bem, a sinopse diz praticamente tudo -, Patrick é casado com Ariana e quer ser roteirista de cinema. Quando ele arranja um problema com o ator principal do filme, é despedido e em meio a isso, sua esposa o trai porque acredita que ele tinha um caso com uma das atrizes do filme, então seu casamento entra em crise.

Um dia ele começa receber DVDs de gravações dele e da esposa dentro de casa, e algum tempo depois recebe telefonemas e emails indicando o que ele deveria fazer, caso contrário, alguma pessoa iria morrer.

Um dos emails o instrui a ir a determinado lugar, ele decide não ir, mas na ultima hora ele vai e acaba se metendo em confusão e sendo preso, acusado de cometer um crime do qual ele é inocente.

A partir daí ele começa investigar e passa a descobrir informações valiosas sobre os que estão lhe perseguindo - nessa hora a trama já está correndo -, então ele consegue aliados fortes para ir contra o inimigo – aliados esses, que achei muito fácil para ele conseguir. E, por fim, o final – que vou deixar para vocês descobrirem.


Quotes favoritos:


“Eu tinha 33 anos e finalmente minha hora havia chegado. Nunca desista, é o que dizem. Siga seus sonhos.
Mas há outro provérbio que talvez seja mais adequado. Cuidado com o que deseja.” 


“ – Sabe que podemos descobrir qualquer coisa sobre você? 
- Sei. 
- Sabe que podemos entrar em sua vida a qualquer hora e fazer qualquer coisa?[...] 
– Sei.”



Concluindo, vale a pena ler o livro? Depende. Depende de se você tem paciência para uma ótima trama, porém, com explicações gigantes – então sim, vale a pena! -, ou se você gosta mesmo do suspense logo de cara – então, não recomendo. Bom, esta é minha avaliação do livro – aviso que meu ponto de vista pode ter sido influenciado pela grande expectativa que tinha, então aconselho vocês a lerem para tirar suas próprias conclusões.

Tenham uma boa leitura!

Ana Batuta.

4 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro! Não tive a chance ainda! Gosto muito de livros desse gênero!

    Abraço,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também gosto muito, principalmente dos clássicos desse gênero! Bom, espero que diferente de mim, você tenha uma ótima leitura!

      Abraço!
      Ana Batuta

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro livros desse gênero!
    Adoro um bom mistério, sempre passo a noite lendo!
    Esse livro já está na minha lista a um bom tempo, talvez leia esse ano mesmo!
    Adorei a resenha e seu blog!

    Beijos, me visita?
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tahis! Eu também amo livros assim! Então, te desejo uma ótima leitura!
      Muito obrigada pela visita!
      Beijos
      Ana Batuta

      Excluir