terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Resenha: Marley & Eu

Título: Marley & Eu
Original: Marley & Me
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro
Páginas: 304
Nota: 10


Sinopse: John e Jenny tinham acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa, sem nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma.


Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora.


                                                


Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto. Ele estava lá quando os bebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley 'fechou' uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quase enlouquecendo. Assim, eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.

Esse é um livro que já conquistou a maioria, e se alguém ainda não leu, anuncio: corra para comprar o seu e leia! É um livro maravilhoso!”

Esse é um livro que já conquistou a maioria, e se alguém ainda não leu, anuncio: corra para comprar o seu e leia! É um livro maravilhoso!

Bom, eu não sei realmente o que dizer desse livro, quem já assistiu ao filme, sabe a história do livro, e basicamente é isso: um relato real, que dá um pulinho pro lado do humor e depois vem com o drama, que é capaz de emocionar até os mais duros corações.

É baseado na historia do próprio autor, que conta as dificuldades da vida desde os primeiros meses de casado. O autor usa de humor para falar sobre os problemas que teve ao adotar Marley, que era pra ser um cãozinho normal, mas acabou se revelando o mais sapeca possível, e por isso, chamado de ‘o pior cão do mundo’. Além disso, também conta bastante sobre os processos – vários - para tentar educar Marley, e que foram todos em vão.

Conforme o tempo passava, a ligação entre os três aumentava cada vez mais, e quando o casal resolveu ter filhos, esse amor aumentou imensamente. Marley parecia entender os problemas e ajudá-los, de certa forma, a lidar com eles.

Marley foi realmente o puro exemplo do amor incondicional e leal aos seus donos - em todas as etapas da vida - e provou que esse amor realmente pode vir de várias maneiras.


Quotes favoritos:

“Com o dinheiro que gastamos com Marley, poderíamos ter comprado iates. Mas quantos iates te esperam na porta de casa depois do trabalho ou te acordam com uma lambida no rosto pela manhã?” 


"Talvez ele detivesse o segredo da boa vida, nunca se deter, nunca olhar para trás, viver cada dia com impulso, vivacidade, curiosidade e disposição adolescente. Se pensarmos que somos jovens, então talvez o sejamos, não importa o que diga o passar dos anos."

"Cada dia, cada hora e cada minuto merecem ser apreciados." 

“Te amo apesar de tudo, ou talvez por causa de tudo.” 

“Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, apenas dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele.”



Marley & Eu tem de tudo para agradar a todos, portanto, recomendo muitíssimo esse livro - para todos os tipos de leitores, aqueles que gostam de animais, e até mesmo aqueles que não gostam - sei que vocês vão com certeza passar a amar o Marley, e que vão chorar muito no final!

Tenham uma emocionante leitura!


Ana Batuta

4 comentários: